fbpx

A Escuta Empática da Terapia

A LINGUAGEM DA EMOÇÃO

A terapia é a arte da escuta.

Aprenda a escutar o corpo, a sintonizar de maneira não verbal o que expressa o Protagonista.

Descubra os elementos fundamentais que dão suporte a esse trabalho terapêutico, com base nas últimas pesquisas em neurociências e na vasta experiência clínica de nossos professores.

Porque fazer o curso?

  • Para adquirir a visão de uma psicoterapia de base relacional, com um olhar fenomenológico na compreensão do ser humano e do fazer clínico.
  • Para entender como acontece a dinâmica total do cérebro e do corpo
  • Para descobrir a complexidade dos sistemas e subsistemas que são ativados por meio da dinâmica do mundo interno de uma pessoa e de simultânea contaminação com o ambiente externo físico e humano
  • Para entender como é preciso olhar para si mesmo para conseguir olhar com uma abertura receptiva para o outro, evitando o ponto cego entre profissional e cliente.

O que é a Terapia Biossistêmica?

A Biossistêmica é uma abordagem relacional de orientação psico corporal que apresenta uma proposta terapêutica que permite conectar gestos, sons, movimentos e posturas corporais aos elementos verbais. Isso se dá pelo sólido trabalho de integração entre palavra e corpo, emoção e cognição.

A Terapia Biossistêmica é uma abordagem psico corporal que apresenta uma proposta terapêutica de modelo integrativo. Seu método está baseado no campo biológico na neurofisiologia da emoção, nos princípios da embriologia funcional e neurobiologia interpessoal; no campo sistemático através dos estudos de Rosnay, von Foerster e Morin aplicados à clínica; na fenomenologia do corpo em Merleau-Ponty; a base psicodinâmica é centrada no modelo relacional neuro afetivo. 

‎”O corpo é o inconsciente da linguagem, aquilo que lhe garante a veracidade, e o que faz com que as palavras não sejam apenas palavras, mas fatos concretos”

Esse curso é para você! 👇

Psicólogo(a), psicoterapeuta ou terapeuta que deseja desenvolver a escuta empática, por meio da linguagem da emoção, para se tornar um profissional ainda mais capacitado e conectado com seus pacientes!Quero esse curso para mim

Programação 📅

Os encontros ao vivo são realizados no Zoom, uma plataforma segura, simples, intuitiva e de fácil acesso

Cada módulo ficará gravado e disponível para o aluno durante 30 dias a partir da data de exibição de cada um deles.

Em cada aula, haverá momentos para tirar dúvidas e interagir com os professores.

Módulos do curso 📔

A linguagem da emoção: princípios Biossistêmicos 

Apresentaremos as bases conceituais da abordagem Biossistêmica, a qual integra a biologia do indivíduo em seus diversos sistemas de funcionamento. Daremos ênfase aos conceitos neurofisiológicos baseados nos modelos teóricos de Labori, Gerlhon e Porges, e sua aplicabilidade na clínica.

A Escuta Biossistêmica: Seguir o fluxo da emoção (palavra-chave e gesto-chave) 

Abordaremos o processo de atendimento biossistêmico dentro da perspectiva da coerência sistêmica. Experimentaremos a aplicação de técnicas que favoreçam a percepção e o aprofundamento das sensações e emoções dos nossos clientes. Trabalharemos com as técnicas específicas da Biossistêmica que são o gesto-chave e a palavra-chave. Também traremos outros recursos terapêuticos como as frases direcionais e a identificação projetiva.

Acolher o sofrimento psicológico: o trauma e a biossistêmica

Uma revisão das contribuições significativas da abordagem Biossistêmica no estudo e manejo do trauma, em especial o trauma relacional. Abordaremos técnicas específicas no tratamento do trauma, partindo da premissa de uma abordagem relacional e focaremos no estabelecimento de uma relação terapêutica segura. Além disso, exploraremos como o Trauma afeta o Sistema Nervoso e como podemos proporcionar intervenções específicas que promovam a diminuição das reações de alarme.

As Fases do processo terapêutico: do problema à solução

Apresentaremos o passo a passo de como se dá uma sessão de biossistêmica, a partir das etapas do processo terapêutico: empatia, intensificação, aprofundamento, vivência de reparação e integração. Compreenda e aprenda como esssas fases proporciona ao terapeuta ferramentas e habilidades para conduzir uma sessão em biossistêmica, ajudando o cliente a entrar em suas emoções, resgatando sua força interna para vivenciá-las, e expressá-las adequadamente.

Neurobiologia do Desenvolvimento Humano 

O desenvolvimento afetivo, social e físico de uma criança tem grande impacto na sua vida adulta. Vamos entender como esses processos se relacionam, desde as pesquisas pelo estudo do apego na perspectiva da neurobiologia interpessoal. Iremos abordar o desenvolvimento cerebral, a formação de memórias e como as experiencias no inicio da vida influenciam a vida adulta de uma pessoa.

A escuta do corpo na terapia biossistêmica 

Entenda a importância do corpo no processo psicoterapêutico, e na observação clínica de micromovimentos, como lugar de contato (o toque e suas funções terapêuticas). Iremos experimentar como utilizar os canais de contato através de um olhar fenomenológico, compreendendo o corpo como lugar sensível, e trilhando caminhos possíveis para a regulação emocional.

Ser terapeuta infantil 

Brincar na presença do outro, permite que questões que normalmente estariam fora da percepção, venham a superfície, onde podemos experiênciá-las para ludicamente

organizá-las e reorganizá-las em diferentes padrões. Faremos uma revisão das bases da terapia infantil sob a perspectiva da Biossistêmica.

Ser terapeuta: A Escuta Empática

Veremos os conceitos importantes para a construção de uma relação psicoterapêutica acolhedora e segura, tais como: empatia, ressonância e sintonização. Despertando no ser terapeuta habilidades e recursos internos essenciais para uma escuta empática, facilitando a conexão com o cliente e, sobretudo, desenvolvendo a potencialidade do terapeuta em se conectar consigo facilitando o encontro com o outro.

Conheça o corpo docente

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é $luk8p1dlg8
  • Ana Patrícia Peixoto
  • • Psicoterapeuta, Psicóloga, Especialista em Trauma e Diretora do IPS -Natal/RN. Coordenadora da Formação Internacional em Psicoterapia Biossistêmica e da Especialização em Trauma pelo método Somatic-Memory-Systems;
  • • Psicóloga, Psicoterapeuta Biossistêmica (IPS-Natal/Br – SISPB-Bologna/It) – certificado reconhecido pela Federação Latino-Americana de Psicoterapia; Especialização em trauma somatic-memory-systems;• Formação em Análise Bioenergética (IIBA-Nova York-EUA) e Biossíntese (CBI-Hiden-Suiça). Atua em clínica privada desde 1985. Local Trainer em Biossistêmica; Supervisora em terapia psicocorporal desde 1996;
  • • Coordena workshop na área clínica e educacional. Diretora da DIÁLOGOS/DIALOGHI: revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. Diretora afiliação da ABRAP.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é $67iy75lsluj

Ana Tereza Coelho

• Psicóloga e Psicoterapeuta biossistêmica (IPS-Natal/Br – SISPB-Bologna/It);
Especialista em Trauma pelo método somatic-memory-systems;
• Formação em psicoterapia com crianças e adolescentes com Brasilda Rocha;
Atua como psicóloga clínica há 10 anos, atualmente é sócia-fundadora do Espacio Vida – Psicología y Psicoterapia en Lima, Peru.
Tradutora do IPS na Formação Internacional em Trauma – Método Somatic-Memory-Systems;