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A Herança do Trauma

Como as experiências vividas na infância podem gerar adultos inseguros

Aprenda a identificar, escolher a abordagem adequada e como tratar esses traumas

O Trauma do Desenvolvimento

“Traumas são como um tremor na alma… Assim, os traumas podem bloquear o caminho evolutivo da criança e o seu potencial biográfico, conduzindo a um ‘sofrimento pela vida sem sentido”.

Bernd Ruf

Por que fazer o curso?

  • Você vai adquirir recursos que favorecem a dinâmica relacional em situações de abuso e violência
  • Para desenvolver uma compreensão do fenômeno traumático pela neurobiologia interpessoal  
  • Recursos que possibilite experimentar o modelo da SMS no tratamento do trauma precoce
  • Recursos para trabalhar com a regulação afetiva
  • Recursos clínicos no tratamento do trauma na clínica infantil

Conheça o corpo docente

Ana Patrícia Peixoto

• Psicoterapeuta, Psicóloga, Especialista em Trauma e Diretora do IPS -Natal/RN. Coordenadora da Formação Internacional em Psicoterapia Biossistêmica e da Especialização em Trauma pelo método Somatic-Memory-Systems;

• Psicóloga, Psicoterapeuta Biossistêmica (IPS-Natal/Br – SISPB-Bologna/It) – certificado reconhecido pela Federação Latino-Americana de Psicoterapia; Especialização em trauma somatic-memory-systems;• Formação em Análise Bioenergética (IIBA-Nova York-EUA) e Biossíntese (CBI-Hiden-Suiça). Atua em clínica privada desde 1985. Local Trainer em Biossistêmica; Supervisora em terapia psicocorporal desde 1996;

• Coordena workshop na área clínica e educacional. Diretora da DIÁLOGOS/DIALOGHI: revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. Diretora afiliação da ABRAP.

Ana Tereza Coelho

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• Psicóloga e Psicoterapeuta biossistêmica (IPS-Natal/Br – SISPB-Bologna/It);• Especialista em Trauma pelo método somatic-memory-systems;
• Tradutora do IPS na Formação Internacional em Trauma – Método Somatic-Memory-Systems;
• Atua como psicóloga clínica há 10 anos, atualmente é sócia-fundadora do Espacio Vida – Psicología y Psicoterapia en Lima, Peru.

Esse curso é para você! 👇

Psicólogo(a), psicoterapeuta, terapeuta, ou você que trabalha nos órgãos de proteção e acolhimento a violência infantil, no sistema judiciário (vara de família, vara da infância) e deseja aproveitar essa oportunidade de ampliar e aprofundar o conhecimento nessa temática.

Módulos do curso 

O cérebro em desenvolvimento e a experiência traumática

18/08

O cérebro em desenvolvimento de uma criança necessita de experiências em um ambiente que facilite o seu desenvolvimento. Quando experiências vividas são marcadas por estresse, negligência, maus-tratos e abusos, o desenvolvimento psicoemocional é afetado de maneira global.

  • Como se desenvolve o cérebro da criança
  • Modelo Neurosequencial de Bruce Perry
  • Como o trauma impacta o desenvolvimento infantil

O código neural do amor: Apego e Trauma

21/08

As experiências relacionais formam o código neural do amor que vão preparar o campo organizacional da vida psíquica. Ao longo do desenvolvimento biopsicossocial, desde a vida uterina, situações de estresse provocam um grande impacto no processo formativo, podendo refletir de diferentes formas na vida psíquica. Isto significa que os fatores psicológicos, como o estilo de apego, modulam a resposta de estresse e refletindo no comportamento afetivo ao longo da vida.

  • Neurociência do Apego
  •  Relação entre estilos de apego e trauma
  • Refém de relações disfuncionais

Como as crianças pensam e sentem: A mente infantil

01/09

Desde muito pequenas as crianças sentem, observam, pensam e aprendem sobre tudo o que está à sua volta. O desenvolvimento sensório-motor é fortemente influenciado pela qualidade dos afetos experimentados pelas crianças. Ou seja, as experiências vividas podem resultar em facilidades ou dificuldades em lidar com as emoções.

A comunicação colaborativa com um adulto permite que elas comuniquem sobre o mundo que as rodeia e possam sentir-se acompanhadas e capazes de entender o que se passa em seu mundo interno.

  • Os 7 sistemas emocionais
  • Estresse na infância

O poder das experiências infantis no comportamento adulto: meu corpo, meu eu 

08/09

As experiências vividas ficam armazenadas em nossa memória implícita e refletiram de forma não consciente em nossas relações interpessoais, no nosso comportamento e atitudes. Ou seja, estamos falando de uma memória implícita o que torna insuficiente permanecer apenas no âmbito do verbal, seja para o clínico compreender os fenômenos que se apresentam à sua frente, ou para construir uma hipótese terapêutica eficaz, bem como na utilização de  intervenções que possam ajudar no tratamento efetivo dos sintomas ou psicopatologias que se apresentam como respostas da experiência traumática.

  • Os sistemas de memória
  • Padrões sensoriomotores

A herança do trauma: Mapa Interno Disfuncional

15/09

Estudiosos do trauma como Bessel van der Kolk, Bruce Perry, Laurence Heller e outros mostram que os efeitos do trauma do desenvolvimento são mais extensos além dos identificados no TEPT (transtorno de estresse pós-traumático). E, podem se manifestar de diferentes maneiras e requer uma estrutura de tratamento diferenciado dos traumas que ocorrem durante a vida adulta

  • Teoria polivagal
  • SNA e Neurocepção

Relações seguras curam: uma psicoterapia para o trauma do desenvolvimento

22/09

O trauma leva a perda da segurança e confiança em si no outro aliado a uma sensação interna de perda de domínio sobre as sensações e os pensamentos. Então, necessita de uma abordagem terapeuta relacional que olhe de forma sistêmica e que trabalhe a relação como um recurso terapêutico que possibilita o (re)encontro seguro consigo mesmo, onde a pessoa volta a sentir que é “dona de si mesma, que tem o controle de sua vida”. 

  • Possibilidades e limites da terapia online
  • A importância da relação na terapia

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