A LINGUAGEM DA EMOÇÃO
A ARTE DA ESCUTA está em aprender a escutar o corpo, a sintonizar de maneira não verbal o que expressa o Protagonista.
Descubra os elementos fundamentais que dão suporte à escuta terapêutico, com base nas últimas pesquisas em neurociências e na vasta experiência clínica de nossos professores.
Porque fazer o curso?
Para adquirir a visão de uma terapia e psicoterapia de base relacional, com um olhar fenomenológico na compreensão do ser humano e do fazer clínico.
Para entender como acontece a dinâmica total do cérebro e do corpo
Para descobrir a complexidade dos sistemas e subsistemas que são ativados por meio da dinâmica do mundo interno de uma pessoa e de simultânea contaminação com o ambiente externo físico e humano
Para entender como é preciso olhar para si mesmo para conseguir olhar com uma abertura receptiva para o outro, evitando o ponto cego entre profissional e cliente.
Você terá uma visão de uma psicoterapia de base relacional, com um olhar fenomenológico na compreensão do ser humano e do fazer clinico.
O QUE É ESCUTA EMPATICA?
É a base de uma relação segura que oferece presença (física, emocional, cognitiva), e que não sufoca o outro com ofertas de conselhos, interpretações ou distrações. Ao contrario é estar aberto para a experiência humana com toda sua singularidade e incertezas.
A escuta empática é uma meta comunicação centrada no ato de comunicar-se.
O ouvinte ao escutar o faz sem julgamento demostrando o seu desejo de tratar com respeito e sensibilidade o mundo interior do outro.
O que é a Terapia Biossistêmica?
ABiossistêmica é uma abordagem relacional de orientação psicocorporal que apresenta uma proposta terapêutica que permite conectar gestos, sons, movimentos e posturas corporais aos elementos verbais. Isso se dá pelo sólido trabalho de integração entre palavra e corpo, emoção e cognição.
A Terapia Biossistêmica é uma abordagem psicocorporal que apresenta uma proposta terapêutica de modelo integrativo. Seu método está baseado no campo biológico na neurofisiologia da emoção, nos princípios da embriologia funcional e neurobiologia interpessoal; no campo sistemático através dos estudos de Rosnay, von Foerster e Morin aplicados à clínica; na fenomenologia do corpo em Merleau-Ponty; a base psicodinâmica é centrada na teoria do apego e no modelo relacional neuroafetivo.
”O corpo é o inconsciente da linguagem, aquilo que lhe garante a veracidade, e o que faz com que as palavras não sejam apenas palavras, mas fatos concretos”
Esse curso é para você!
Psicólogo(a), psicoterapeuta ou terapeuta que deseja desenvolver a escuta empática, por meio da linguagem da emoção, para se tornar um profissional ainda mais capacitado e conectado com seus pacientes! Quero esse curso para mim
Programação
Os encontros ao vivo são realizados no Zoom, uma plataforma segura, simples, intuitiva e de fácil acesso
Cada módulo ficará gravado e disponível para o aluno durante 30 dias a partir da data de exibição de cada um deles.
Em cada aula, haverá momentos para tirar dúvidas e interagir com os professores.
Módulos do curso
Módulo I – 22/09 QUINTA FEIRA– Ana Patrícia
A linguagem da emoção: princípios Biossistêmicos
Apresentaremos as bases conceituais da abordagem Biossistêmica, a qual integra a biologia do indivíduo em seus diversos sistemas de funcionamento. Daremos ênfase aos conceitos neurofisiológicos baseados nos modelos teóricos de Labori, Gerlhon e Porges, e sua aplicabilidade na clínica.
Módulo II – 27/09 TERÇA FEIRA ANA TEREZA
Acolher o sofrimento psicológico: o trauma e a biossistêmica
Uma revisão das contribuições significativas da abordagem Biossistêmica no estudo e manejo do trauma, em especial o trauma relacional. Abordaremos técnicas específicas no tratamento do trauma, partindo da premissa de uma abordagem relacional e focaremos no estabelecimento de uma relação terapêutica segura. Além disso, iremos explorar como o Trauma afeta o Sistema Nervoso e como ações terapeuticas precisas e específicas tem o poder de desligar o sistema de sobrevivencia interno e quebrar o ciclo da reação de alarme .
Módulo III 06 /10 QUINTA FEIRA– Fernanda
A ESCUTA BIOSSISTEMICA: Seguir o fluxo da emoção (palavra-chave e gesto-chave) –
É um modelo de comunicação bidirecional que favorece o aprofundamento e expressão das sensações e emoções presas.
Apresentaremos as técnicas específicas da Biossistêmica: gesto-chave e palavra-chave, entre outros recursos que favorecem a conexão com as emoções.
Módulo IV – /10 QUINTA FEIRA – FERNANDA
Co-regulação um modelo neurofenomenologico de conexão
Compreender e aprender o funcionamento do sisstema nervoso proporciona ao terapeuta ferramentas e habilidades para trabalhar com co-regulação ajudando o cliente a entrar em suas emoções, resgatando sua força interna para vivenciá-las, e expressá-las adequadamente.
Abordaremos conceitos como grounding relacional e regulação emocional.
Módulo V – /10 TERÇA FEIRA – Ana Tereza
Neurobiologia do Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento afetivo, social e físico de uma criança tem grande impacto na sua vida adulta. Vamos entender como esses processos se relacionam, desde as pesquisas pelo estudo do apego na perspectiva da neurobiologia interpessoal. Iremos abordar o desenvolvimento cerebral, a formação de memórias e como as experiencias no inicio da vida influenciam a vida adulta de uma pessoa.
Módulo VI /10 TERÇA FEIRA – Ana Tereza
A escuta na clínica infantil
Brincar na presença do outro, permite que questões que normalmente estariam fora da percepção, venham a superfície onde podemos experiênciá-las para ludicamente organizá-las e reorganizá-las em diferentes padrões. Faremos uma revisão das bases da terapia infantil e do brincar como atividade essencial no desenvolvimento do cerebro social pela perspectiva da Biossistêmica.
Módulo VII /10 QUINTA FEIRA – FERNANDA
A escuta do corpo na terapia biossistêmica
Escutar o corpo no processo (psico)terapêutico acontece através da ressonância somática. Perceber os micromovimentos é esencial para uma comunicação empática. Será explorado os canais não verbais de contato (olhar, gestos, tom e movimiento) numa escuta fenomenológica que compreende o corpo sujeito como lugar sensível de encontro e conexão.
Exploraremos o toque em sua função terapéutica.
Módulo VIII – / TERÇA FEIRA OU QUINTA FEIRA ANA PATRÍCA
A Escuta empática e a neurocepção da segurança: Um novo olhar
A construção do terapeuta envolve habilidades e recursos internos essenciais para uma escuta empática. Neste modulo apresentaremos a relação entre PRESENÇA e o estado neurofisiologico ventral vagal (teoria polivagal) Partindo da perspectiva Biossistêmica de uma terapia relacional e fenomenológica onde o encontro oferece um espaço co-regulador para trabalhar segurança e conexão, vamos apresentar um modelo que permite entender a diferença entre conexão e desconexão. A Segurança e a conexão são condições essenciais para que possa aconteça um processo terapêutico a serviço da cura.
Conheça o corpo docente
- Ana Patrícia Peixoto
- Diretora do IPS-Natal/RN. Psicóloga, Psicoterapia do trauma, Psicoterapeuta Biossistêmica (SISPB, Bologna, Itália). Certificado de Psicoterapeuta Biossistêmica reconhecido pela Federação Latino Americana de Psicoterapia. Formação em Análise Bioenergética (IIBA, Nova York, EUA) e Biossintese (CBI, Hiden, Suiça). Local Trainer em Biossistêmica; Supervisora em terapia psicocorporal desde 1996. Supervisora em Biossistêmica; Coordena workshop na área clínica e educacional; atua em clinica privada desde 1985. Coordenadora da Formação Internacional em Psicoterapia Biossistêmica e Trauma pelo método Somatic-Memory-Systems-Natal/RN. Diretora Cientifica da DIALOGOS/DIALOGHI: revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. Filiada a ABRAP. www.ips.natal.br E-mail: anapatricia@ips.natal.br.
Ana Tereza Coelho
• Psicóloga e Psicoterapeuta biossistêmica (IPS-Natal/Br – SISPB-Bologna/It);
Especialista em Trauma pelo método somatic-memory-systems;
• Formação em psicoterapia com crianças e adolescentes com Brasilda Rocha;
Atua como psicóloga clínica há 10 anos, atualmente é sócia-fundadora do Espacio Vida – Psicología y Psicoterapia en Lima, Peru.
Tradutora do IPS na Formação Internacional em Trauma – Método Somatic-Memory-Systems;
Fernanda Pinto da Costa – Crp 17/0978
Psicóloga e psicoterapeuta Biossistêmica ( IPS Natal/Br e SISPB Bologna/It). Especialista em terapia do Trauma no método Somatic-memory-systems pelo IPS Natal/Br. Membro do corpo docente do IPS na formação de Psicoterapia Biossistêmica. Especialista em Psicomotricidade pela UNP; Graduada em Psicologia pela UFRN. Atua em clinica privada desde 2003.
Investimento