Psicologia Infantil
No IPS, você encontra um espaço de acolhimento, integração e de promoção da saúde e do desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, e suas famílias, utilizando as técnicas da psicologia infantil.
Ajudamos a criança reencontrar o equilíbrio e a harmonia para um desenvolvimento emocional e psicológico pleno, desenvolvendo recursos e habilidades internos, necessários para uma vida adulta feliz.
Como funciona a Psicologia Infantil?
A primeira sessão é com os pais (pai, mãe ou os dois) ou responsáveis pela criança ou adolescente. Esse momento é importante para fazer a história clínica de vida da criança, entender sua situação atual e o motivo da consulta.
Com o resultado dessa consulta, o psicólogo infantil irá recomendar um método de trabalho especifico para a situação/problema de cada criança e família.
Geralmente, é feito um processo de avaliação psicológica, com o mínimo de 04 sessões.
Ao final dessa fase, é realizada uma sessão com os pais para devolução dos resultados obtidos na avaliação clínica, orientações e recomendação da psicoterapia e acompanhamento psicológico a seguir, caso seja necessário.
Normalmente, o processo terapêutico infantil é feito através de sessões de 50 minutos, com uma periodicidade semanal ou quinzenal.
Nossos psicólogos infantis podem ajudar crianças e adolescentes com:
- Traumas psicológicos
- Conduta
- Ansiedade e Depressão
- Controle de impulsos
- Comportamento inseguro
- Problemas de aprendizagem
- Agressividade e birras
- Medos
- Baixa Autoestima
- Dificuldades relacionais
- Baixa tolerância a frustração
- Transtornos Alimentares
- Autoagressão
- Bullying
- Ciúmes
- Separação dos pais
- Luto
- Processos de mudança (escola, cidade, país, etc.)
- Desenvolver inteligência emocional
O método terapêutico infantil
“O Brincar nos permite uma distância segura enquanto trabalhamos com o que está perto dos nossos corações” Rogers, 1994
Acreditamos no potencial que cada criança tem de buscar a saúde. O sintoma geralmente é um pedido de ajuda para uma situação/problema/conflito que os pequenos não sabem como expressar. Aparecem aí os sintomas os mais diversos, como forma de expressão.
Nosso método de trabalho é baseado na neurobiologia interpessoal e nas psicoterapias corporais, especialmente a Biossistêmica. Entendemos a relação terapêutica como a principal ferramenta de cura, utilizando a energia do brincar como meio de expressão e intervenção terapêutica eficaz.
Dessa maneira, as sessões são lúdicas, utilizando jogos e brincadeiras que trabalham as dificuldades e necessidades de cada criança em um ambiente de segurança e contenção emocional, onde o paciente pode expressar seu mundo interno sem julgamentos e críticas.