pixel facebook

Simpósio

Simpósio Internacional On-line
JANELAS PARA A VIDA – do trauma à resiliência

Como retomar a vida depois de uma grande ameaça à nossa existência, que ativa o nosso sistema nervoso, em um alto estado de alerta?

26/11/2022 – 08h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Tradução Consecutiva

A ansiedade, o medo, o pânico, a insegurança, e até transtornos psicológicos, são algumas das consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas, costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, de se relacionar, apresentando baixa autoestima, e agressividade.

A pandemia afetou devastadoramente esse quadro psicossomático na vida das pessoas, e é com esse desafio, que o IPS tomou a iniciativa de mobilizar especialistas e pesquisadores com reconhecimento internacional para compartilhar saberes e melhores práticas, pela perspectiva da Terapia Biossistêmica e da Trauma Therapy, utilizando os conceitos centrais do modelo neurofisiológico da Teoria Polivagal  e da Somatic-Memory-Systems.

A Somatic-Memory-Systems é um método que une o conhecimento e embasamento das pesquisas neurocientíficas com a experiência clínica de mais de 20 anos de prática de dois renomados experts em trauma.

As pesquisas no campo do trauma têm apontado para a necessidade de entender a função adaptativa do nosso sistema nervoso, diante dos desafios profundos e associados a ameaça à vida, na perspectiva da Teoria Polivagal.

Esta teoria nos oferece avançados caminhos terapêuticos que resgata a capacidade de ler as reações do corpo, diante dos desafios para nos manter seguros, ou negociar uma maneira, em que possamos recuperar nosso estado visceral.

O Simpósio Online Internacional – do trauma à resiliência, abordará a importância do sistema nervoso, da existência do outro como fonte de apoio e segurança, e do nosso corpo na resposta do trauma, e da nossa capacidade de encontrar a resiliência.

Esta é a sua oportunidade para aprofundar-se nos temas propostos, e poder interagir nos momentos abertos à interação e reflexões.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DO TRAUMA À RESILIÊNCIA
A RECONEXÃO COM O CORPO QUE SENTE

CRP 17/0092
Diretora do IPS-Natal/RN. Psicóloga, Psicoterapia do trauma, Psicoterapeuta Biossistêmica (SISPB, Bologna, Itália). Certificado de Psicoterapeuta Biossistêmica reconhecido pela Federação Latino Americana de Psicoterapia. Formação em Análise Bioenergética (IIBA, Nova York, EUA) e Biossintese (CBI, Hiden, Suiça). Local Trainer em Biossistêmica; Supervisora em terapia psicocorporal desde 1996. Supervisora em Biossistemica; Coordena workshop na área clínica e educacional; atua em clinica privada desde 1985. Coordenadora da Formação Internacional em Psicoterapia Biossistêmica e Trauma pelo método Somatic-Memory-Systems-Natal/RN. Diretora da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. Membro da ABRAP (Diretora de comunicação e afiliação nos períodos de 2013/2015-2015/2017-2017/2019).

O CORPO SEMPRE ENCONTRA O CAMINHO

A PSICOTERAPIA CORPORAL FRENTE AO TRAUMA

Diretor da escola italiana de Terapia Biossistêmica, Bolonha/It; Professor de psicologia geral da Universidade de Genova-Italia; Trainer na Europa e América latina; coordenador internacional da formação em Biossistêmica pelo IPS/RN; palestrante internacional; autor dos livros O Corpo Violado – EDUFRN, e “Terapia Biossistêmica” –SUMMUS, em parceria com o Drº. Jerome Liss. Membro do comitê cientifico da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica.

A TEORIA POLIVAGAL

COMO TRABALHAR COM A MEMÓRIA TRAUMÁTICA INCORPORADA NO SISTEMA NERVOSO

Psicoterapeuta corporal em sua propria praxis. Diretor da European Association of Somatic Traumatherapy (EAST); Director Executivo do Institut for Structural Core Therapy (SKT) e fundador do SKT® Strukturelle Körpertherapie and SomaticMemory. Conduz treinamento em empresas; palestrante e trainer internacional. No final dos anos 80 e começo dos anos 90 fez treinamento em Integração Estrtural (Structural Integration). Ele é Certified Hakomi Practitioner e fez treinamento com Pat Ogden e Peter Levin em Trauma Therapy. Autor de vários artigos e do livro: Zwei im Einklang, Kreutz-Verlag, 2004.  Como o atual presidente do Comitê de Ciência e Investigação da EABP, o foco da pesquisa do Dr. Herbert Grassmann está em: desenvolvimento e avaliação de modelos da neurobiologia interpessoal e de fazer a ponte entre as teorias de apego e dissociação no campo somático focado no modelo da terapia do trauma.

ESTRESSE E TRAUMA NA INFÂNCIA

C.PS.P nº 35729
Psicóloga e Psicoterapeuta biossistêmica (IPS-Natal/Br – SISPB-Bologna/It);• Especialista em Trauma pelo método somatic-memory-systems;

Tradutora do IPS na Formação Internacional em Trauma – Método Somatic-Memory-Systems;

Atua como psicóloga clínica há 10 anos, atualmente é sócia-fundadora do Espacio Vida – Psicología y  Psicoterapia en Lima, Peru.

Data do Simpósio

Data: 26/11/2022 – sábado
Horário: 08h30 às 12:30 e 13h30 às 17h30
Acesso via Zoom              

INVESTIMENTO
R$ 200,00
(à vista pela chave PIX: ips@ips.natal.br com envio do comprovante pelo Whatsapp 84 99128-6009)

Pagamento à vista pelo cartão de crédito:
Valor: R$ 216,26 ou em até 12 vezes + taxas administrativas


Para mais informações acesse o nosso Whatsapp clicando na imagem acima

Sobre o IPS

O IPS – Instituto de Psicologia Somática, com sede em Natal-RN, é composto por uma Clínica de Psicologia e uma Escola de Formação de Psicoterapeutas.

O IPS é um dos pioneiros na utilização da neurofisiologia na psicoterapia, quando há quinze anos, trouxe ao Brasil, a Terapia Biossistêmica, e a adotou nas suas formações de psicoterapeutas.

Teve a oportunidade de trazer como professor da formação, o idealizador da Biossistêmica, o médico americano, radicado na Itália, o Dr. Jerome Liss MD (1938-2012).

Desde então, o IPS passou a trazer anualmente dois pesquisadores internacionais para ministrar aulas em suas formações de Psicoterapia Biossistêmica, e Terapia do Trauma, pelo método Somatic-Memory-Systems, mantendo-os como parte do seu corpo docente, inclusive no curso avançado para psicólogos já formados nessas duas linhas.