fbpx

Formação Internacional em Terapia Biossistêmcia

‎”O corpo é o inconsciente da linguagem, aquilo que lhe garante a veracidade, e o que faz com que as palavras não sejam apenas palavras, mas fatos concretos”

A Terapia Biossistêmica é uma abordagem psicocorporal que apresenta uma proposta terapêutica de modelo integrativo. Seu método está baseado no campo biológico na neurofisiologia da emoção, nos princípios da embriologia funcional e neurobiologia interpessoal; no campo sistemático através dos estudos de Rosnay, von Foerster e Morin aplicados à clínica; na fenomenologia do corpo em Merleau-Ponty; a base psicodinâmica é centrada no modelo relacional neuroafetivo. 

A intervenção terapêutica se constrói no interior destas articulações teóricas, e tem como modelo a perspectiva intersubjetiva para tratar a problemática da relação mente-corpo em toda a sua complexidade.

A Biossistêmica entende que o modo de uma pessoa estar no mundo e vivenciar suas emoções é reflexo das suas experiências passadas, e para entender e tratar a questões de adoecimento psíquico, que inclui o trauma e o estresse pós-traumático, ela desenvolveu um método de trabalho onde as ferramentas terapêuticas tem uma coerência sistêmica que permite ajudar ao paciente a reencontrar o caminho saudável   

Com o intuito de formar profissionais de psicoterapia capacitados parar atuar na prática clínica, o IPS oferece o curso reunindo psicoterapeutas e estudiosos da psique humana reconhecidos à nível nacional e internacional para criar um curso original e completo que integra psique e soma, para formar psicoterapeutas e terapeutas especialistas preparados para lidar com as demandas do sofrimento humano que se apresentam no dia a dia da clínica.

Através desta abordagem é possível trabalhar com crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal, família, grupos, no contexto clínico, organizacional e educacional.

A psicoterapia é uma disciplina cientifica independente, e a formação do terapeuta se realiza a um nível cientifico e qualificado que possa garantir a aquisição do conhecimento e da prática no manejo do método terapêutico.

Ao final do curso, o aluno terá a oportunidade de integrar seu aprendizado ao seu próprio estilo pessoal dentro de um modelo sistêmico psicocorporal.

Estrutura:

O curso é teórico-prático/vivencial e está divido em 02 níveis: Núcleo Básico/Núcleo Especifico

O núcleo básico é composto por 12 módulos teórico/práticos; 03 workshops vivencias de 3 dias (residenciais); 02 seminários didáticos/clínicos: conhecimento e experiência.

O núcleo especifico consiste em 08 módulos teórico/práticos, 03 workshops vivencias de 3 dias (residenciais); 02 seminários didáticos/clínicos: conhecimento e experiência; 08 workshops clínicos e supervisões.

São oferecidos em todos os níveis, coordenação de grupos de estudos e supervisão de casos clínicos para aprofundamento dos conteúdos aprendidos no curso.

Nesse curso você vai aprender:

  • Integrar as novas pesquisas e novos avanços técnicos cientificos na prática psicoterápica.
  • Como diagnosticar e fazer uma anamnese clínica.
  • Compreender o papel da afetividade no  desenvolvimento psíquico e na organização do EU.
  • Usar o mapa de observação biossistêmico: modelo psicocorporal da afetividade
  • Aprender a trabalhar com regulação emocional
  • Aprender a trabalhar com a transferencia psicocorporal
  • Abordar e resolver sintomas de desregulação do SNA.
  • Experimentar e usar eficazmente seu próprio sistema nervoso terapeuticamente.
  • Aprender a trabalhar com o modelo de Coerência Sistêmica
  • Desenvolver técnicas clínicas específicas para trabalhar tanto com indivíduos, grupos, organizações e família.

Programa:

Núcleo básico: fundamentos biossistêmicos

Curso básico: No núcleo básico abordaremos as bases do modelo biossitêmico, eus componentes biológicos e sistêmicos que fundamenta a teoria e oferecer o alicerce para a pratica clínica. A partir daí, introduziremos as base para as intervenções psicosomáticas, e desenvolveremos uma visão geral sobre os modelos terapêuticos, o olhar sistêmico para a psicodinâmica, a neurofisiologia das emoções e para a fenomenologia do corpo.

Abordaremos o trabalho relacional em psicoterapia para que você possa refletir sobre suas próprias posturas relacionais à medida que elas se manifestarem em sua prática. É composto de módulos mensais teórico-pratico; workshop vivencial e seminarios

Conteúdo do núcleo básico distribuído em módulos mensais:

Modelo psicocorporal: contato e ética relacional

Modelo psicodinâmico: método relacional neuroafetivo e a teoria do apego

Modelo neurofisiológico: (Laborit, Gelhorn, Edelman)

Teoria polivagal aplicada à clinica

Modelo sistêmico (Rosnay, Von Foerster e Morin)

Fenomenologia do corpo: Merleau Ponty

Teoria da regulação e auto-regulação de estados afetivos

Workshops vivenciais:

  • Temas: auto desenvolvimento e desenvolvimento de habilidades terapeuticas

Seminarios:

  • Estudando artigos discutindo conceitos e experimentando o SER TERAPEUTA

Núcleo especifico: Pratica clínica e supervisão

Através de exemplos de casos e role-play é colocado em prática os conceitos teóricos em que se estrutura o trabalho biossistêmico. Entendemos que a vivencia clinica é fundamental para o desenvolvimento do terapeuta e entendimento fenomenológico do processo Biossistêmico, então focamos nos casos clínicos e as dinâmicas relacionais que vamos investigar, as raízes do desenvolvimento psíquico e sua atitude transferencial para entender o processo terapêutico.

O Treinamento das habilidades terapêuticas dará uma compreensão mais profunda da Teoria Polivagal e do trabalho de integração psíquica. Apresentaremos as habilidades baseadas no modelo especifico biossistêmico – palavra-chave; gesto-chave, identificação e frases direcionais, e aprofundaremos o entendimento da regulação do SNA pelo modelo bottom- up e top-down, por meio da prática clinica supervisionada.

Conteúdo do núcleo especifico distribuído em módulos mensais:

  • Processo e técnica interventiva: palavra-chave, gesto-chave, identificação e frases direcionais
  • O Processo biossistêmico: aprofundamento, intensificação
  • Intervenção biossistêmica na clinica
  • Intervenção biossistêmica nas organizações e grupos psicossociais
  • Intervenção sistêmica em família e casal
  • Massagem em Biossistêmica
  • Intervenção psicocorporal biossistêmica no tratamento do trauma
  • Intervenções psicocorporais no atendimento clinico individual e grupal
  • O processo criativo em terapia: sistema de exploração, sistema do brincar
  • A clínica e a regulação emocional: janela de trabalho e regulação sistêmica

Workshops vivenciais:

  • Temas: auto-desenvolvimento e desenvolvimento de habilidades terapêuticas especificas do modelo Biossistêmico;

Workshops clínicos e de supervisão:

  • Experiências de condução de uma sessão em biossistêmica.
  • Trabalhando a biossistêmica em seu campo de atuação: da  teoria à pratica no desenvolvimento de competências e consciência ética.

Seminarios:

  • Estudando artigos, discutindo conceitos e experimentando o SER TERAPEUTA

PERÍODO:

  • NÚCLEO BÁSICO E ESPECIFICO: 40meses

CARGA HORÁRIA TOTAL:

  • 1050 hs (inclui a hora de prática supervisionada)

PÚBLICO -ALVO:

Título de psicoterapeutas biossistêmicos: psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras,

Título de terapeutas biossitêmicos: enfermeiros, educadores, assistentes sociais, estudantes de graduação e pós-graduação em saúde e afins;

CERTIFICAÇÃO:

  1. Certificado de terapeuta de orientação Biossistêmica pelo IPS e Escola de Especialização em Biossistemica – Società italiana di Biosistemica/Italia.
    1. Requisitos: ter concluido o núcleo básico com 75% de presença em cada modulo.
  • Certificado de Especialista em Psicoterapia Biossitemico pelo IPS e Escola de Especialização em Biossistemica – Società italiana di Biosistemica/Italia.

Certificado de Especialista em terapia Biossitemico pelo IPS e Escola de Especialização em Biossistemica – Società italiana di Biosistemica/Italia.

  • Requisitos: ter concluído o núcleo básico e especifico com 75% de presença em cada modulo; apresentação de 1 caso clínico escrito e oral; ter participado realizado atendimentos clínicos para o desenvolvimento das habilidades psicoterapicas.

COORDENAÇÃO DE CURSO:

Coordenadora Local:

Ana Patrícia Peixoto (Brasil): Diretora do IPS-Natal/RN, ministrará módulos teoricos/praticos e workshop clinicos e de supervisão.

CRP 17/0092. Psicóloga, Psicoterapeuta Biossistêmica (SISPB, Bologna, Itália). Certificado de Psicoterapeuta Biossistêmica reconhecido pela Federação Latino Americana de Psicoterapia. Formação em Análise Bioenergética (IIBA, Nova York, EUA) e Biossintese (CBI, Hiden, Suiça). Local Trainer em Biossistêmica; Supervisora em terapia psicocorporal desde 1996. Supervisora em Biossistemica; Coordena workshop na área clinica e educacional; atua em clinica privada desde 1985. Coordenadora da Formação Internacional em Psicoterapia Biossistêmica e Trauma pelo método Somatc-Memory-Sistems-Natal/RN. Diretora da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. Membro da ABRAP atualmente na função de Diretora de comunicação e afiliação. www.ipsk.net. Endereço lattes: http://lattes.cnpq.br/2411105050455315

Coordenador internacional:

Dr. Maurizio Stupiggia (Itália) – Diretor da Scuola Italiana di Biosistemica, ministrará módulos teoricos/praticos e workshop clinicos e de supervisão.

Diretor da escola italiana de Terapia Biossistêmica, Bolonha/It; Professor de psicologia geral da Universidade de Genova-Italia; Trainer na Europa e América latina; coordenador internacional da formação em Biossistêmica pelo IPS/RN; palestrante internacional; autor dos livros O Corpo Violado – EDUFRN, e “Terapia Biossistêmica” –SUMMUS, em parceria com o Drº. Jerome Liss. Membro do comitê cientifico da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. www.biosistemica.net;

Diretor da escola italiana de Terapia Biossistêmica, Bolonha/It; Professor de psicologia geral da Universidade de Genova-Italia; Trainer na Europa e América latina; coordenador internacional da formação em Biossistêmica pelo IPS/RN; palestrante internacional; autor dos livros O Corpo Violado – EDUFRN, e “Terapia Biossistêmica” –SUMMUS, em parceria com o Drº. Jerome Liss. Membro do comitê cientifico da DIALOGOS/DIALOGHI-revista Ítalobrasileira de Psicoterapia e Biossistêmica. www.biosistemica.net;

EQUIPE PROFISSIONAL:

TRAINERS INTERNACIONAL EM BIOSSISTÊMICA:

Maurizio Stupiggia

Alessandra Giovagnoli

TRAINERS LOCAL EM BIOSSISTÊMICA

Ana Patrícia Peixoto

Ana Tereza Coelho

ASSISTANTS TRAINERS

TRAINERS CONVIDADOS PELO IPS:

Claúdia Candice

Cosma Linhares

Elizabete Diniz

Perison Dantas

Petrucia Nobrega

Suely Freitas

Rubens Kignel

Entre outros

Local: Hotel Porto do Mar/ NATAL/RN